sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Imagem

ZONAS TROPICAIS: ou tudo ou nada!

"A estabilidade térmica das zonas tropicais e a quase uniforme duração do período diurno em relação ao noturno, sem as grandes variações dia-noite próprias dos climas chamados temperados, condicionam de maneira determinante e sui-generis o habitat biológico dos trópicos, e em particular o habitat humano, com características muito diferentes das que vigoram em climas temperados ou frios. Com efeito, a situação quase termostática determinada pela energia solar nas zonas tropicais, em virtude da inclinação do eixo da Terra, oferece duas possibilidades extremas: ou as zonas tropicais são desertos ou são zonas onde a flora e a fauna parecem encontrar um optimum de condições, para viver e se multiplicar.

... "Seria como dizer que as zonas tropicais são favoráveis à vida, à condição que esta seja exuberante. Caso contrário, elas se tornam desertos."

...
"A lei é que floresta gera floresta, e deserto gera deserto."

-------------------------------------------
Fonte: Tese ENERGIA SOLAR E TRÓPICO (I)
Autor: Carlo Borghi

Conferência publicada in Anais do Seminário de Tropicologia: trópico & língua e literatura, instituição militar, energia solar, desporto, transportes, arquitetura, farmacopéia, música, tropicalidade como conceito ecológico-geográfico, 1968, Recife. Editado pela Universidade Federal de Pernambuco, 1974, v.1, p.195-206 (III Reunião Ordinária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário